Jogos de Guerra

Os JG contribuem para otimizar os Processos de Tomada de Decisão e o Desenvolvimento Pessoal dos integrantes dos diversos Programas Educacionais do IV, dando um cunho bastante prático para a utilização dos conteúdos programáticos no mercado de trabalho, sendo extremamente valiosos para os contextos de organizações públicas ou privadas.

Além disso, os Jogos podem ser realizados, isoladamente com um Programa Educacional de Liderança em tempos complexos.

A prática de jogos de guerra tem longa tradição no pensamento militar e no desenvolvimento institucional de forças armadas ao redor do mundo. Desde os exercícios prussianos com o Kriegsspiel no século XIX até os modelos complexos utilizados por comandos estratégicos contemporâneos, o wargaming tem sido reconhecido como uma metodologia essencial para a geração de conhecimento, experimentação doutrinária, avaliação de riscos e desenvolvimento de capacidades.

A classificação dos jogos de guerra profissionais pode ser organizada, conforme reconhecido por instituições de referência, como Navy War College e OTAN, em três categorias fundamentais: jogos educacionais (didáticos), jogos analíticos e jogos experienciais.

Jogos Educacionais ou Didáticos

Esses jogos têm por finalidade a transmissão de conhecimento conceitual. São utilizados para consolidar o ensino de doutrinas, estratégias, normas de emprego e fundamentos operacionais. Costumam ter roteiros relativamente rígidos e estrutura pedagógica clara, com foco na transferência de conteúdo técnico-científico. Sua função principal é consolidar conhecimento e ensinar.

Jogos Analíticos

Os jogos analíticos visam produzir conhecimento para subsidiar decisões de alto nível. Seu foco está na coleta de dados, identificação de padrões, geração de hipóteses e comparação entre alternativas ou linhas de ação. São organizados com estrutura rigorosa e seguem protocolos de validação para garantir a integridade dos dados produzidos. Muitas vezes, compõem parte do chamado Ciclo de Pesquisa de Perla, juntamente com simulações computacionais e exercícios de campo.

Jogos Experienciais

Por fim, os jogos experienciais são voltados ao participante, e não ao conteúdo ou ao produto. Sua ênfase está no desenvolvimento pessoal e profissional do jogador, por meio da vivência de situações complexas, ambíguas e desafiadoras. Estimulam a introspecção, o aprendizado pela prática, o refinamento do julgamento profissional e a colaboração em contextos reais ou realistas.

Nos jogos de guerra experienciais, esse ciclo está presente de forma contínua. Os participantes não apenas tomam decisões, mas também observam seus resultados, analisam as consequências, adaptam-se aos desdobramentos e aplicam novamente o aprendizado em novas iterações do jogo.

Esse método é particularmente eficaz para adultos, que geralmente aprendem melhor quando expostos a situações autênticas e desafiadoras, que exigem o uso das próprias competências, valores e habilidades emocionais. Ao contrário da mera instrução técnica, os jogos experienciais estimulam a construção de sentido pessoal a partir da experiência direta.

Além disso, a educação experiencial aplicada aos jogos de guerra reforça o desenvolvimento de três atributos fundamentais:

  • Intuição refinada, por meio do enfrentamento de dilemas ambíguos;
  • Tomada de decisão sob pressão, com consequências simuladas mas significativas;
  • Aprimoramento da liderança, ao integrar aspectos cognitivos, afetivos e relacionais.

Os JG contribuem para otimizar os Processos de Tomada de Decisão e o Desenvolvimento Pessoal dos integrantes dos diversos Programas, dando um cunho bastante prático para a utilização dos conteúdos programáticos no mercado de trabalho, sendo extremamente valiosos para os contextos de organizações públicas ou privadas.

PROFESSORES CONVIDADOS:

PROFESSORES DA CASA:

Curso de Liderança na Complexidade – “Jogos de Guerra – para a Tomada de Decisão e para o Desenvolvimento Pessoal”

Turma 1

modalidade

Presencial

início

01/02/2026

horário

sábado das 09h ás 13h

Turma 2

modalidade

online

início

01/02/2026

horário

sábado das 09h ás 13h

a

Turma 1

Turma 2

modalidade

Presencial

online

início

01/02/2026

01/02/2026

horário

sábado das 09h ás 13h

sábado das 09h ás 13h

Conteúdo Programático

1. Liderança na Complexidade – 4h
  • Análise da missão
  • Estudo de situação
2. Processo Decisório – 4h
  • Análise da missão
  • Estudo de situação
3. Estilos de Liderança – 2h
  • Autocrático,
  • Democrático
  • Liberal (laissez-faire)
  • Transformacional
  • Transacional
  • Coaching
4. Competências do Líder Estratégico – 3h
  • Pensamentos Crítico, Sistêmico e Estratégico
  • Pensamento analítico e resolução de problemas
  • Comunicação eficaz
  • Tomada de decisão
  • Inteligência emocional
5. Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance – 3h
  • Definição de Metas e Objetivos
  • Comunicação Eficaz
  • Confiança e Respeito
  • Desenvolvimento Profissional
  • Feedback Contínuo
  • Cultura de Aprendizado
6. O Líder de si mesmo – 3h
  • Autoconhecimento
  • Autogestão
  • Autodisciplina
  • Resiliência
  • Automotivação
7. Gestão do Estresse Organizacional e do Indivíduo – 3h
  • Identificação de fatores estressores
  • Criação de políticas e programas
  • Gerenciamento de conflitos
  • Desenvolvimento de habilidades de enfrentamento ao estresse
8. Gerenciamento de Projetos e IA – 4H
  • Análise da missão
  • Estudo de situação
9. Jogos de Guerra - para a Tomada de Decisão e para o Desenvolvimento Pessoal
  • Teoria dos Jogos – 3h
  • Jogos de Guerra – Tomada de Decisão e Transformação Pessoal – 3h
  • Jogos de Guerra Nível 1 – 4h
  • Jogos de Guerra Nível 2 – 4h

TEMPO DO CURSO

40 horas

CONTATO

h

Instituto Venturo Gestão Educacional Ltda

CNPJ: 26.828.337/0001-85

Secretaria (whatsapp) 21 98957-6977

Rua Almirante Barros, nº 6, sala 210.
Centro RJ CEP: 20.031-000

O Selo RA Verificada é um indicador de confiabilidade da empresa no RECLAME AQUI, considerando a reputação, os canais de atendimento e a RA Brand Page, a solução de posicionamento da marca dentro da plataforma.