O INSTITUTO VENTURO

O IV é uma Instituição de ensino composta por profissionais egressos do Exército Brasileiro que trazem para o mercado suas experiências, reunidas em mais de trinta anos de atuação, como diretores, executivos e assessores de alto nível nas áreas de Estratégia, Projetos e Educação. Também compõem os quadros do IV, policiais e bombeiros militares, além de civis de comprovada vivência acadêmica.

MISSÃO

Desenvolver, por intermédio de suas soluções educacionais, pessoas e organizações!

VISÃO – 2026

Ser reconhecida como uma instituição de ensino de excelência, em nível nacional, junto a seu público-alvo!

O QUE FAZEMOS?

Nosso negócio está centrado em disponibilizar para a sociedade soluções educacionais sólidas, a partir de pressupostos da educação militar.
Quais os pressupostos? Desenvolver, simultaneamente, competências cognitivas e socioemocionais..

PÚBLICO-ALVO

Militares e seus dependentes.

Advogados, profissionais e civis quem tenham interesse na área Jurídica Militar.

Executivos e demais gestores de empresas públicas e privadas que queiram aprimorar competências técnicas e comportamentais a partir de princípios da educação militar, como: estratégia, liderança, inteligência e planejamento.

Nos projetos sociais – alunos de escolas públicas e reservistas das Forças Armad

GESTORES

Dr-Herventon-Francisco-de-Assis-Maria200x200

Coronel do Exército Brasileiro.

Doutor em Ciências Militares (Escola de Comando e Estado-Maior do Exército – ECEME). Mestre em Operações Militares (Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais – EsAO). Pós-graduado em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). MBA Executivo (Fundação Getúlio Vargas – FGV). MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. MBA em Educação Corporativa pela UVA (Universidade Veiga de Almeida – UVA).

Chefiou o Centro de Estudos de Pessoal do Exército Brasileiro, coordenando projetos estratégicos na área de gestão por competências. Foi Diretor de Ensino do Colégio Militar de Santa Maria. Professor dos Programas de Pós-graduação da ECEME. Chefe da Seção de Concurso de Admissão à ECEME. Conferencista da ECEMAR. Professor dos Programas de Pós-graduação da EsAO. Gerenciou projetos estratégicos na área de Governança Institucional e gestão de pessoas no Exército Brasileiro. Participou dos grupos de estudos de Estado – Maior para o Processo de Transformação do Exército Brasileiro.

Foi oficial de inteligência da 23ª Brigada de Infantaria de Selva. Chefiou o Centro de Comando e Controle do Comando de Operações Terrestres (COTER), em apoio direto ao Comandante da Força Terrestre. Integrou o grupo de interoperabilidade do Ministério da Defesa para apoio ao Comandante Supremo das Forças Armadas.

É o CEO do Instituto Venturo

Dr-Herventon-Francisco-de-Assis-Maria200x200

Coronel do Exército (da Reserva) e Administrador de Empresas.

Tem Doutorado em Ciências Militares (Escola de Comando e Estado-Maior do Exército – ECEME). Mestrado em Operações Militares (Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais – EsAO). Especialização em Política, Estratégia e Alta Administração pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). MBA Executivo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, (FGV). Graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UNIDF). Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Comandante de Organização Militar na Amazônia Brasileira, coordenando projetos estratégicos de defesa nacional em áreas sensíveis. Assessor de Doutrina e Legislação Militar do Ministério da Defesa, gerenciando projetos estratégicos para elaboração e revisão da doutrina nas Forças Armadas, conferências em reuniões bilaterais com países dos continentes americano, europeu e africano, treinamentos com países integrantes da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP) e avaliações de desempenho de tropas brasileiras em missão da Organização das Nações Unidas (ONU) na República do Haiti. 

Integrante do comitê interministerial para formulação da Estratégia Nacional de Defesa. Integrante de comitês para execução de programas e ações estratégicas entre o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e o Ministério da Defesa.

Chefe do setor de Inteligência Militar do Exército abrangendo toda a Amazônia Brasileira, gerenciando atividades interagências governamentais. Oficial de Estado-Maior em comandos militares do Exército Brasileiro, formulando planejamentos estratégicos e operacionais nas áreas de gestão, operações, inteligência, logística, finanças e segurança patrimonial, além de gerir o patrimônio público. Integrou o grupo de Planejamento Estratégico do Processo de Transformação do Exército. 

Chefiou o Centro de Estudos Estratégicos Educacionais, coordenando atividades para a implantação do ensino por competências no âmbito do Exército Brasileiro e gerenciando ações estratégicas nas áreas da educação e comunicação social. Professor de pós-graduação na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, na Escola de Comunicações e no Centro de Estudos de Pessoal, e instrutor na Escola de Sargentos das Armas. Conferencista na Escola Superior de Guerra, na Escola de Guerra Naval e na Universidade da Força Aérea sobre assuntos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.

Na iniciativa privada, atuou na área de segurança corporativa e patrimonial, exercendo o cargo de Gerente Executivo na empresa Transegur Vigilância e Segurança. Responsável pelo planejamento, organização e controle das atividades operacionais das diversas unidades, acompanhando e avaliando o desempenho das equipes e dos serviços entregues aos clientes, elaborando diretrizes e fornecendo subsídios para o processo decisório e para a fixação de novas políticas de ação e aperfeiçoamento das existentes,

Programas Educacionais

O Instituto Venturo oferta soluções educacionais nos níveis Pós-graduação, Educação Executiva e Capacitação, Concursos e Plano de Assinaturas, o Venturo Academy. Navegue na sua área de interesse e potencialize a sua carreira.

Venturo

Pós-graduação

Venturo

Educação Executiva e Capacitação

Venturo

Concursos

Venturo

Academy – Assinatura

Polo de Pós-graduação da FAMESC

O IV desenvolve o seu Programa de Pós-graduação em parceria com a FAMESC. Todos os cursos do Programa são reconhecidos pelo MEC.

logo-famesc

O IV é polo da Faculdade Metropolitana São Carlos, FAMESC BJI, recredenciada pela Portaria MEC, 1252, 02 de setembro de 2017, Sobrestada pelas: Portaria MEC 796, de 2 de outubro de 2020 e Portaria MEC nº 1.087, de 24 de setembro de 2021.

Você Conhece o VENTURO ACADEMY?

Parceiros

pmerj-logo

Exército Brasileiro

pmerj-logo

Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro

EscudoPMESP

Polícia Militar do Estado de São Paulo

Policia_Militar_AP2_2011

Polícia Militar do Estado do Amapá

logo_cbmmg

Corpo de Bombeiro Militar do Estado e Minas Gerais

CONTATO

h

Instituto Venturo Gestão Educacional Ltda

CNPJ: 26.828.337/0001-85

Secretaria (whatsapp) 21 98957-6977

Rua Almirante Barros, nº 6, sala 210.
Centro RJ CEP: 20.031-000

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?